Acervo Paulo Freire conquista mais um reconhecimento, desta vez, em nível internacional

Patrimônio documental do Acervo Paulo Freire foi aprovado no Registro Internacional do Programa Memória do Mundo da Unesco.


Fonte: Acervo Paulo Freire



Após uma reunião de quatro dias na sede da UNESCO, em Paris, de 24 a 27 de outubro, o Comitê Consultivo Internacional (IAC) do Programa Memória do Mundo da UNESCO (MoW) recomendou a inscrição de 78 novas nomeações para o Registro Internacional da Memória do Mundo. Dentre elas, o patrimônio documental do Acervo Paulo Freire.

Segundo a Unesco, a memória do mundo é a memória coletiva e documentada dos povos do mundo, ou seja, seu patrimônio documental, que representa boa parte do patrimônio cultural mundial. Ela traça a evolução do pensamento, dos descobrimentos e das realizações da sociedade humana. É o legado do passado para a comunidade mundial presente e futura.

O programa Memória do Mundo equivale ao prêmio de Patrimônio Histórico da Humanidade, só que para documentos. A escolha é feita a cada dois anos. Os países submetem seus acervos.

Este é o terceiro reconhecimento público de valor deste acervo recebido pelo Instituto Paulo Freire/Centro de Referência Paulo Freire, que diz respeito a vida e obra do Patrono da Educação Brasileira.

Por meio de Decreto publicado no Diário Oficial da União, no dia 10 de maio de 2012, o Acervo Paulo Freire, sob a guarda do Instituto Paulo Freire, foi considerado de interesse público e social por parte do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq).

Em 2015, o Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO – MoWBrasil aprovou a nominação do “Acervo educador Paulo Freire”, custodiado por Ana Maria Araújo Freire e Instituto Paulo Freire, com o Registro Regional da América Latina e Caribe sob o Programa Memória do Mundo.


E agora, em 2017, recebe o Registro Internacional da Memória do Mundo. A lista completa de recomendações está disponível em: https://en.unesco.org/programme/mow/register-2016-2017

[Artigo extraído do seguinte endereço: http://www.paulofreire.org/noticias/628-acervo-paulo-freire-conquista-mais-um-reconhecimento]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acesso aberto: Plataformas se unem para preservar periódicos

Qual a diferença entre a Capes e o CNPq?