Enciclopédia abrange temas relacionados às ciências sociais e comportamentais


Tentar entender o que se passa na mente do ser humano é um dos maiores desafios da atualidade. Na busca por essa compreensão, profissionais que se especializam em ciências comportamentais vêm ganhando notoriedade, uma vez que a área oferece perspectivas sobre como funciona a tomada de decisão dos indivíduos em diversos âmbitos da vida, seja econômico, cultural ou social. O campo científico não é novo, mas está em evidência no exterior e no Brasil nessa última década. 

Um dos conteúdos oferecidos pelo Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) a quem atua no meio é a obra de referência International Encyclopedia of the Social & Behavioral Sciences. A enciclopédia, da editora Elsevier, abrange as ciências sociais e comportamentais com mais de quatro mil artigos e 90 mil referências bibliográficas. O conteúdo beneficia principalmente pesquisadores ligados às disciplinas de sociologia, antropologia, geografia, psicologia, educação, ciência política e teologia.

Estudar o comportamento humano implica em reconhecer que as nossas decisões são mais irracionais do que imaginamos. Em matéria publicada em 2017, a revista Época Negócios citou um problema considerado simples para ilustrar esse fato: homens costumam “errar a mira” no mictório e quando vão ao banheiro acabam sujando o chão e as bordas do sanitário por causa disso. 

Aeroportos e bares espalhados pelo mundo têm conseguido solucionar a questão em 80% dos casos com uma mudança sutil. Os estabelecimentos colocaram um adesivo de mosca no mictório. Assim, quem vai usá-lo tem um ponto para se concentrar. A solução pode parecer óbvia quando, na verdade, altera a percepção do comportamento masculino. 
Dessa forma, as ciências comportamentais tendem a ser úteis desde a resolução de problemas corriqueiros à aplicação no desenvolvimento de políticas públicas ou dentro de empresas privadas. A International Encyclopedia of the Social & Behavioral Sciences permite aos usuários a pesquisa do tema por meio de informações gerais, classificação de assuntos, autores, artigos ou índice de tópicos. 

Algumas das categorias relacionadas na página da obra são: adolescência e juventude, neurociência comportamental e cognitiva, causa e explicação, sociedade civil e cultura cívica, estudos comunitários, crime e criminalidade, decisão e escolha, direitos humanos e civis, desenvolvimento humano, gestão, planejamento e estudos urbanos.

O acesso ao conteúdo pode ser realizado por meio das opções buscar livro ou buscar base. Também é possível localizar a enciclopédia dentro da plataforma Science Direct pelo nome ou pelo código ISBN 978-0-08-043076-8.

Portal de Periódicos da CAPES

[Notícia extraída do seguinte endereço: http://www.periodicos.capes.gov.br/?option=com_pnews&component=NewsShow&view=pnewsnewsshow&cid=616&mn=71]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acesso aberto: Plataformas se unem para preservar periódicos

Qual a diferença entre a Capes e o CNPq?