PUC Minas se posiciona contra possível corte no orçamento público para pesquisa
Em nota distribuída à comunidade acadêmica e à imprensa, o reitor da PUC Minas, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, manifestou a preocupação da Universidade com a possibilidade de cortes na Proposta Orçamentária do Governo Federal para o próximo ano, que afetará diretamente o Ministério da Educação.
O corte, como destaca o reitor, poderia trazer forte impacto sobre a educação superior do país, inviabilizando programas e projetos de pesquisa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) desenvolvidos no Brasil e no exterior.
Veja, abaixo, a nota na íntegra.
Comunicado
A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais manifesta sua preocupação com o possível corte, na Proposta Orçamentária do Governo Federal para 2019, que atingirá diretamente o Ministério da Educação e, em especial, programas e projetos de pesquisa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Importante considerar que os recursos públicos necessários ao fomento da pesquisa e pós-graduação vêm enfrentando, mais recentemente, cortes e instabilidades que já significaram efetivo prejuízo para o avanço da ciência e da educação no País. É, portanto, extremamente grave a informação de que a pesquisa e a pós-graduação podem sofrer, em 2019, novas e mais graves limitações em seu orçamento que inviabilizarão o prosseguimento de programas, projetos e pagamentos de bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado que hoje desenvolvem suas investigações no Brasil e no exterior.
Nesse sentido, a PUC Minas, ao solidarizar-se com os milhares de pesquisadores brasileiros e instituições a que estão vinculados, faz coro às manifestações para que sejam garantidos à pesquisa e pós-graduação para o ano de 2019 os recursos que lhe são imprescindíveis.
Professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães
Reitor da PUC Minas
[Notícia
extraída do seguinte endereço: https://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/PUC-Minas-se-posiciona-contra-possíveis-cortes-no-orçamento-da-Capes.aspx]
Comentários
Postar um comentário